O gerenciamento e o armazenamento de dados são centrais para as operações de muitas empresas. Ao longo dos anos, a "Structured Query Language" (SQL) se posicionou como uma das melhores formas de gerenciar informações em bancos de dados. E a partir disso, surgiu uma variedade de sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais (RDBMS). […]
Alexandra Müller
Best Practice
O gerenciamento e o armazenamento de dados são centrais para as operações de muitas empresas. Ao longo dos anos, a “Structured Query Language” (SQL) se posicionou como uma das melhores formas de gerenciar informações em bancos de dados. E a partir disso, surgiu uma variedade de sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais (RDBMS).
Como as informações tratadas pelos sistemas SQL são estruturadas, nós da Open as App podemos ajudar as empresas a fazer uso de seus dados SQL e transformá-los em um aplicativo móvel. Isto pode permitir-te tratar suas informações de novas maneiras, visualizá-las e torná-las disponíveis de forma amigável.
Além disso, através da Open as App, os usuários também podem adicionar avaliações e dashboards a seus aplicativos, “adicionando a lógica do Excel” a seus aplicativos, para melhorar ainda mais a forma como os dados são colocados em uso.
Se você está se perguntando como poderia criar um aplicativo a partir dos dados que você gerencia com SQL, continue lendo!
SQL é uma linguagem de programação utilizada com a finalidade de acessar e gerenciar dados armazenados em um sistema de banco de dados relacional. É considerada particularmente boa na interação com dados estruturados e é altamente exigida em programação, ciência de dados, marketing e toda uma série de outros trabalhos.
Além da linguagem SQL, foram desenvolvidos vários produtos de banco de dados que utilizam essa linguagem para consultar bancos de dados e organizá-los. Isto inclui sistemas de gerenciamento de bancos de dados como MySQL, Microsoft SQL Server, PostgreSQL, e outros. Estes sistemas são utilizados para armazenar, modificar, recuperar, manipular ou excluir dados em formato tabular.
Algumas das muitas vantagens dos sistemas de gerenciamento de banco de dados SQL incluem sua fácil configuração e simplicidade de uso. Alguns sistemas também estão disponíveis gratuitamente, como é o caso do MySQL, tornando-os especialmente acessíveis a empresas menores e de médio porte que têm recursos limitados.
O MySQL também é muito seguro devido a seus sólidos níveis de segurança de dados, é suportado em uma variedade de plataformas e é muito rápido e escalável. Junto com o Microsoft SQL Server, isto o torna um dos mais populares sistemas de gerenciamento de banco de dados. Eles são utilizados tanto por empresas bilionárias, como Facebook, Twitter e YouTube, como também por milhares de PMEs.
Além disso, os sistemas de banco de dados SQL também são amplamente utilizados dentro de uma variedade de indústrias, incluindo finanças, manufatura, seguros, saúde, e muito mais.
Dito isto, SQL também tem seus limites. Se, por exemplo, você gostaria de visualizar dados com SQL, você precisará adotar outras ferramentas, ou seja, integrar com bibliotecas externas, tais como Matplotlib em Python, D3.js em JavaScript, ou outras. Ao contrário do SQL, que é bastante fácil de usar, estas ferramentas requerem significativamente mais conhecimento e experiência.
É aqui que a Open as App pode se mostrar útil. Se o que você precisa é a capacidade de visualizar e analisar seus dados de forma semelhante ao Excel, através de tabelas e gráficos, então você pode considerar a criação de um aplicativo com seus dados SQL.
Além disso, com um aplicativo, você também pode compartilhar dados aprimorados com outros, o que pode ajudá-lo a usar tais dados de forma mais produtiva e de novas maneiras.
A Open as App permite que você acrescente uma camada adicional de funcionalidade sobre as muitas maneiras em que você já está usando seus dados com seu sistema de gerenciamento de banco de dados. Ao criar um aplicativo a partir de seus dados SQL, você pode:
Com a Open as App, você também pode adicionar lógica Excel aos seus dados SQL. Isto te permite melhorar os dados com funcionalidades que de outra forma não estariam disponíveis nos sistemas de gerenciamento de banco de dados.
Por exemplo, ao adicionar a lógica Excel, você pode adicionar painéis, gráficos e tabelas ao seu aplicativo que anteriormente não faziam parte de seus dados em seu formato SQL. Você também pode adicionar botões de ação, tais como uma funcionalidade de impressão que te permitirá exportar os dados para um arquivo PDF e muito mais.
A implementação da plataforma Open as App em suas operações não muda em nada a sua infraestrutura de TI atual e como os dados estão sendo gerenciados e utilizados. A plataforma Open as App não serve como um substituto para nenhum de seus sistemas, mas, ao invés disso, serve como uma ferramenta adicional para trabalhar, analisar e visualizar dados.
Alguns dos benefícios de usar a Open as App em sua empresa incluem:
Estes são alguns dos benefícios, especialmente para pequenas e médias empresas, que estão imediatamente disponíveis ao implementar a Open como App. Dito isto, você gostaria de tentar criar um aplicativo com dados SQL?
Veja como você vai de SQL para App em questão de minutos!
Abaixo está um resumo de como criar o seu primeiro aplicativo a partir de dados SQL. Ao seguir os passos descritos abaixo, você pode usar seus dados ou, se desejar, pode usar os dados de demonstração que disponibilizamos.
Se desejar, você também pode dar uma olhada em nosso webinar sobre como usar MS SQL como banco de dados em Open as App antes de criar sua primeira aplicação.
Para começar a criar um aplicativo com seus dados SQL, você precisa ir para o Open as App wizard. Após seu cadastro inicial, você será solicitado a escolher sua fonte de dados. Nesta etapa, você precisa selecionar a opção “MS SQL, MySQL, REST” do menu. A Open as App também suporta PostgreSQL.
Uma vez que você tenha selecionado SQL como fonte de dados, você precisará selecionar seu provedor de dados.
Se você gostaria de trabalhar com seus dados, selecione o provedor que você está usando.
Se, ao invés disso, você preferir transformar os dados SQL em um aplicativo com os dados demo da Open as App, selecione Microsoft SQL Server, clique em “Conectar” e depois clique no botão “Usar nossa conta demo”.
Assim que você conectar o seu provedor ou selecionar a opção de dados demo da Open as App, você poderá prosseguir com a seleção das tabelas e campos de dados que deseja adicionar ao seu aplicativo.
No caso dos dados de Demo da Open as App, você terá a opção de trabalhar com os dados de um gerente de loja que está gerenciando os seus produtos e vendas. Como você verá, há uma série de tabelas diferentes que você pode selecionar.
Ao selecionar uma determinada tabela, você terá a opção de escolher quais campos gostaria de incluir em seu aplicativo. Se você quiser incluir mais de uma tabela, basta clicar no botão “Clique aqui para adicionar dados” que o levará de volta à lista de tabelas.
Como você verá, acima das tabelas, você também tem a opção de adicionar uma consulta personalizada, caso você precise. Naturalmente, para usuários não-SQL, seu administrador de TI ou especialista em SQL da empresa é a quem você deve recorrer para obter ajuda.
Uma consulta personalizada te permitirá, por exemplo, limitar os campos de dados vistos por um usuário. Você pode querer fazer isto por razões de segurança, mas também por razões práticas – dado que um banco de dados pode ter dezenas de milhares de entradas de dados, limitando a visibilidade e o acesso aos dados tornará o aplicativo mais utilizável.
Se você quiser adicionar mais do que seus dados SQL ao seu aplicativo na forma de uma lista, nesta fase você também pode selecionar a opção “Enhance with Excel logic” da mesma tela.
Você será então orientado a baixar os dados na forma de uma planilha e adicionar quaisquer cálculos, fórmulas, gráficos ou tabelas que você gostaria de incluir em seu aplicativo. Tenha em mente que você não deve editar nenhuma planilha que contenha seus dados. Em vez disso, crie novas planilhas para quaisquer cálculos ou outras adições que deseje fazer.
Após ter adicionado as funções do Excel que você deseja ter em seu aplicativo, carregue a planilha de volta para a Open as App, e prossiga com a criação de seu aplicativo.
Se você decidir não adicionar a lógica do Excel aos seus dados, basta clicar no botão “Next” e você será então levado ao próximo passo do processo de criação do aplicativo.
Se você tiver baixado a planilha com seus dados SQL para melhorá-la com o Excel, você precisará carregá-la no assistente do aplicativo. Após clicar em “Next”, você também será levado para a próxima etapa do processo de criação do aplicativo.
Criar um aplicativo através de nosso assistente de criação de aplicativos é muito intuitivo e simples. Se você tiver alguma pergunta pendente sobre o processo, veja nosso guia 101 de Criação de Aplicativos para uma visão geral.
Os aplicativos de listagem são o tipo de aplicativo mais comum, criado com dados SQL. Quando você cria tal aplicativo, aqui estão algumas das características que ele pode ter:
Finalmente, ao melhorar seus dados com a lógica do Excel, você também pode criar outros tipos de aplicativos com a Open as App. Se você usar seus dados SQL iniciais para adicionar fórmulas e cálculos com o Microsoft Excel, você poderá então criar um aplicativo de calculadora. Alternativamente, se você adicionar gráficos e tabelas com Excel, você pode criar um aplicativo de dashboard, baseado em seus dados.
Quer começar com a Open as App? Se você não é um especialista técnico, tente nossos dados de demonstração para um primeiro teste e depois entre em contato com seu especialista em TI ou administrador de banco de dados e informe-os sobre a Open as App. A plataforma de criação de aplicativos é gratuita inicialmente para que eles possam testar o Open as App de imediato.
Se você é um administrador de TI ou banco de dados, vá em frente e visite nosso assistente de criação de aplicativos, e comece imediatamente! Você pode usar os dados SQL de sua empresa ou nossos dados demo para criar seu primeiro aplicativo de banco de dados SQL móvel.